Bolo fofo de ricota com laranja

12:24



  Inverno combina com comidinhas gordas, chocolate quente e tudo que faz a gente ficar mais redonda...mas quem resiste??
  Mas antes de começar quero fazer uma confissão: nunca na vida tive um paladar tão vira lata quanto agora.Tudo que coloco boca á dentro tem um sabor tão bom mas tão bom que fico na dúvida se realmente a comida é boa ou se tudo isso é fruto dos hormônios gravídicos.Sempre que provo uma comida minha mãe pergunta se gostei e já falo: sim...tá uma delícia... pra logo em seguida ela dizer: ah!vc não conta...tá comendo até pedra...mas é a mais pura verdade.
  Tenho me aproveitado da situação pra comer mais frutas ...antes era super seletiva com respeito á elas...com alguma vergonha admito que sempre fui mais das saladas...as frutas que eu consumia resumia-se a bananas.Agora não...qualquer uma pra mim é uma delícia...hahaha
 Por isso mesmo, quando faço minhas experiências na cozinha pergunto pro marido e pra quem mais provou se realmente está bom.
Já contei aqui que sou apaixonada por ricota e não importa se o prato é doce ou salgado.Ainda não havia provado bolo de ricota...já tinha comido torta doce entre outras coisas mas bolo nunca.E posso garantir (não só eu mas quem provou tbém...haha) que é realmente bom.

É um bolo simples mas surpreendentemente delicioso.Super fofinho e se vc quiser pode polvilhar açúcar de confeiteiro...já que é pra engordar vamos fazer o serviço completo né não?haha





Achei que a quantidade de raspas de laranja + o suco encobriu o sabor da ricota.Vc pode colocar menos raspas e substituir o suco de laranja por leite.

Vamos á receita??

Bolo fofo de ricota com laranja

Ingredientes:

3/4 xícaras de manteiga sem sal em temperatura ambiente.Eu sempre uso margarina Becel.
1 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1 1/2 xícara de ricota bem esfarelada.
1 1/2 xícaras de açúcar
3 ovos (usei 2)
1 colher (chá) de extrato de baunilha
Raspas de uma ou duas laranjas.Coloquei uma.
1/2 xícara de suco de laranja ou leite.

Pré-aqueça o forno.Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês ou uma forma redonda.Eu usei a redonda.

Em uma tigela misture a farinha o fermento e o sal.Reserve.Bata na batedeira a manteiga,açúcar e ricota por mais ou menos 3 minutos.Fica um creme bonitinho...rsrs...
Adicione os ovos um de cada vez e bata bem a cada adição.Acrescente a baunilha e as raspas de laranja e bata até misturar.Agora vá acrescentando em pequenas quantidades a mistura de farinha intercalando com o suco de laranja e bata até incorporar.

Coloque na forma preparada e asse por uns 40 á 45 minutos.Na verdade eu nunca marco os minutos.Sempre fico de olho e quando começa a dourar eu faço o teste do palito.
 Deixe esfriar e desenforme.Polvilhe açúcar de confeiteiro...fica mais gostoso!



Bon Apetité!



  • Share:

You Might Also Like

2 comentários